Miguel Figueira, (Coimbra, 1969) licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (Porto, 1993). Efectuou estágio de pré-profissionalização no atelier Bugio com Pedro Maurício Borges (Lisboa, 1992/93), e frequentou o Taller D’Urbanisme na ETSAB (Barcelona, 1993).
Manteve escritório em Lisboa, entre 1993 e 1997, com Pedro Maurício Borges e Paulo Fonseca. Coordenou o Gabinete Técnico Local de Montemor-o-Velho entre 1997 e 2002. Actualmente vive e trabalha em Montemor-o-Velho.
Foi distinguido com o prémio “American Institute of Architects Award” em 1990 e com o Prémio Nacional de Arquitectura “Alexandre Herculano” em 2003. Integra a selecção Mapei / Ordem dos Arquitectos nos triénios 2000-2002 e 2006-2008.
João Valente, (Lisboa, 1965) Frequentou a licenciatura de Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (1985-1988). Completou o curso profissional de vídeo e televisão apoiado pelo Fundo Comunitário Europeu da Associação Industrial Portuguesa (Coprai) em 1988. Iniciou a actividade profissional como fotógrafo na revista SurfPortugal em 1987, assumindo as funções de chefe de redacção em 1989, editor em 1992 e director em 1995, cargo que ocupa desde então. É autor de vários textos sobre temáticas relacionadas com os desportos de ondas, os quais foram publicados em revistas e livros no Brasil, EUA, França, Espanha, Reino Unido e Alemanha. Colaborou na concepção do primeiro Stormrider Guide em 1992, o mais completo guia de surf e ondas na Europa. Desde 2002 integra a comissão de conselheiros (advisory board) da associação ambiental Save the Waves Coalition (EUA).
Gonçalo Cadilhe, nasceu na Figueira da Foz em 1968. Licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade Católica do Porto, em Setembro de 1992, fazendo parte da primeira “fornada” de licenciados deste curso. Durante os anos da Universidade frequentou também a Escola de Jazz do Porto. Depois de uma breve passagem pelo mundo da Gestão de Empresas, em Abril de 1993 começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional.
Nos primeiros anos da sua carreira de “viajante profissional”, para além de esporádicas colaborações em algumas revistas portuguesas, extremamente mal pagas como seria de esperar, exerceu também as seguintes actividades: músico da banda de Claudia Pastorino no night-club "Sapore di Mare", Rapallo, Riviera Italiana (Primavera Verão 93); Vindimador no Médoc (chateau Lynch-Bages) e em Sauternes (Chateau Suduiraut) (outono 93); Operário não qualificado no estaleiro de iates Saint-Germain, em Lavagna, Itália (Inverno 94); Responsável pelas reservas hoteleiras na estância de ski de Madonna de Campiglio, Alpes Dolomites, Inverno 94-95; Empregado de mesa no famoso restaurante “Puny”, em Portofino, Itália (Primavera-Verão 95)
A partir de 1996 dedica-se exclusivamente à escrita e publicação de reportagens de viagem. Ao longo destes anos colaborou com a extinta “Grande Reportagem”, ainda sob a direcção de Miguel Sousa Tavares, com o “Independente”, com a “Elle” e com a “Epicur”. Actualmente centra a sua relação com o “Blitz”, a “SurfPortugal” e sobretudo com o “Expresso”.
Surf & Sociedade from Surf/Sociedade/Economia/Cidade on Vimeo.
Manteve escritório em Lisboa, entre 1993 e 1997, com Pedro Maurício Borges e Paulo Fonseca. Coordenou o Gabinete Técnico Local de Montemor-o-Velho entre 1997 e 2002. Actualmente vive e trabalha em Montemor-o-Velho.
Foi distinguido com o prémio “American Institute of Architects Award” em 1990 e com o Prémio Nacional de Arquitectura “Alexandre Herculano” em 2003. Integra a selecção Mapei / Ordem dos Arquitectos nos triénios 2000-2002 e 2006-2008.
Pedro Adão e Silva, é licenciado em sociologia pelo ISCTE e doutorado em ciência política pelo Instituto Universitário Europeu (Florença). Deu aulas no ISEG e actualmente lecciona no ISCTE. Os seus interesses académicos centram-se no estudo das políticas públicas, da política social comparada e da europeização. Tem publicado diversos artigos académicos sobre estes temas. É colunista dos jornais “Diário Económico” e “I” e comentador político na TVI e na TSF. É também colunista da SurfPortugal e publicou recentemente, na Bertrand, o livro “Sal na Terra”, de crónicas sobre surf.
Sérgio Nunes, Licenciado em Economia e Mestre em Economia e Gestão do Território pelo ISEG, ULT. Doutorando em Economia da Inovação e do Território no ISCTE. Docente de licenciatura no Instituto Politécnico de Tomar e de Mestrado no ISEG. Actualmente desempenha funções no Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
João Paulo Vieira, (Lisboa, 1971), licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (1993). Efectuou estágio no jornal Lusitano, vocacionado para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo (1992). Integrou a redacção de Lisboa do semanário Vida Económica (1992) e seis meses depois iniciou uma colaboração com a secção de Economia da revista VISÃO. Em 1998 integra a equipa do programa Portugalmente (diário, RTP2), como editor criativo. O Portugalmente foi aclamado pela imprensa da época como um dos mais inovadores da televisão portuguesa e foi nomeado para vários prémios, entre os quais os Globos de Ouro da SIC. Segue-se o programa Juízo Final (1999, diário, RTP2), igualmente como editor criativo. Entra para os quadros da revista VISÃO e, em 2002, assume o cargo de editor de Economia. Em 2007, e em acumulação com aquele cargo, desempenha as funções de editor chefe da revista VISÃO LINK, dedicada às novas tecnologias, tendências e gadgets. É surfista e tem uma colecção que considera «simpática» de longboards na sua garagem.
Surf & Economia from Surf/Sociedade/Economia/Cidade on Vimeo.
Surf & Economia from Surf/Sociedade/Economia/Cidade on Vimeo.
Luís Leite, Mestre em Meteorologia e Oceanografia Física pela Universidade de Aveiro (2009). Intercâmbio na Universidade de Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Licenciado em Meteorologia e Oceanografia Física pela Universidade de Aveiro (2008). Estagiário do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (2008). Publicação de alguns artigos relacionados com o estudo hidrodinâmico de recifes artificiais para surf. Menção honrosa obtida nas Jornadas do Mar da Escola Naval para o melhor trabalho da área da Matemática, da Modelação e da Engenharia com o trabalho: “Estudo hidrodinâmico de um recife artificial para surf” (2008).
António Pedro, Licenciado em Filosofia, pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Marketing Management ,pela Universidade Técnica de Lisboa, empresário ligado ao surf desde de 1998. Dono da Empresa Alfarroba Amarela Ideias e Eventos Lda. Organizador do Campeonato Nacional de Surf Open entre 2003 e 2007, criador e organizador do Campeonato Nacional de Surf Pro Júnior entre 2004 e 2007, Organizador do Campeonato do Mundo da Ericeira entre 2001 e 2008, organizador do Campeonato do Mundo do Estoril entre 2007 e 2009. Criador e Fundador da primeira revista de Surf Portuguesa Free Surf Magazine. Dono da Escola de Surf Alfarroba Surf School/Nokia Surf Academy. Professor de Surf. Professor de Gestão de Eventos, na ETIC. Surfista.
Miguel Moreira, professor auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, no departamento de Ciências do Desporto. Realizou o seu doutoramento em 2007, em Motricidade Humana, na área das Ciências do Desporto, Treino Desportivo, pela Universidade Técnica de Lisboa, na Faculdade de Motricidade Humana. Como treinador de Surf, desde 2000, no projecto da FMH, denominado SurfTec, obteve como principais resultados: 2 campeões da Europa pela Selecção Nacional (Nuno Telmo e David Raimundo); 2 campeões Universitários (Pedro Monteiro e David Raimundo); 3 vencedores da Taça de Portugal (Aécio Flávio e Pedro Soares, 2x); 1 campeão da Europa de Clubes, pelo CRCQL (Pedro Soares); 3 campeões Nacionais de Clubes, pelo CSCS (David Raimundo e Nuno Telmo) e pelo CRCQL (Pedro Soares); 2 vencedores de etapas do Campeonato Nacional Surf Open (David Raimundo e Nuno Telmo). Formador da Federação Portuguesa de Natação desde 1991, da Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos desde 1994 e da Federação Portuguesa de Surf desde 2002.
João Capucho, nascido em Lisboa a 8 de Agosto de 1969. Reside no Estoril, Casado, 1 filho (3 anos), mais velho de 6 irmãos, pai é velejador e fundador da Associação Portuguesa da Classe Laser; avô foi velejador e Presidente do Clube Naval de Cascais e dirigente da Associação Naval de Lisboa. Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade de Navarra (Espanha) Mestre em Finanças pela London Business School (Reino Unido). Ocupação profissional (actual): gestor e director de vendas no grupo Impresa; (antes) administrador da Janela Digital S.A:, empresa do grupo Portugal Telecom na area da internet e imobiliário; Director de novos negócios do portal Sapo.pt; corretor de bolsa no grupo Finantia, na Nicholas Applegate (EUA) e no grupo Chemical (Londres). No surf: socio fundador (nº 45) da Federação Portuguesa de Surf; presidente da Associação Nacional de Surfistas desde 2003; gestor e colaborador da revista Surf Portugal de 1989 a 2003; media relations da Adrenalina Organizações Desportivas de 1991 a 1995.
Gonçalo Cadilhe, nasceu na Figueira da Foz em 1968. Licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade Católica do Porto, em Setembro de 1992, fazendo parte da primeira “fornada” de licenciados deste curso. Durante os anos da Universidade frequentou também a Escola de Jazz do Porto. Depois de uma breve passagem pelo mundo da Gestão de Empresas, em Abril de 1993 começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional.
Nos primeiros anos da sua carreira de “viajante profissional”, para além de esporádicas colaborações em algumas revistas portuguesas, extremamente mal pagas como seria de esperar, exerceu também as seguintes actividades: músico da banda de Claudia Pastorino no night-club "Sapore di Mare", Rapallo, Riviera Italiana (Primavera Verão 93); Vindimador no Médoc (chateau Lynch-Bages) e em Sauternes (Chateau Suduiraut) (outono 93); Operário não qualificado no estaleiro de iates Saint-Germain, em Lavagna, Itália (Inverno 94); Responsável pelas reservas hoteleiras na estância de ski de Madonna de Campiglio, Alpes Dolomites, Inverno 94-95; Empregado de mesa no famoso restaurante “Puny”, em Portofino, Itália (Primavera-Verão 95)
A partir de 1996 dedica-se exclusivamente à escrita e publicação de reportagens de viagem. Ao longo destes anos colaborou com a extinta “Grande Reportagem”, ainda sob a direcção de Miguel Sousa Tavares, com o “Independente”, com a “Elle” e com a “Epicur”. Actualmente centra a sua relação com o “Blitz”, a “SurfPortugal” e sobretudo com o “Expresso”.
Surf & Sociedade from Surf/Sociedade/Economia/Cidade on Vimeo.